Pendrive bootável com várias versões do Windows e Linux juntos

Já se foi o tempo em que os técnicos em informática levavam em sua mochila um estojo com vários Cd’s contendo dezenas de programas. O CD perdeu espaço para o pendrive, e com apenas um dispositivo, você pode levar dezenas, e até centenas de programas dependendo do armazenamento que o mesmo possui. Nesse artigo de hoje, queremos mostrar uma excelente dica para você que gosta de instalar sistemas operacionais a partir de um dispositivo USB. Vamos mostrar com o criar um pendrive bootável com várias versões do Windows e Linux juntos, a única coisa que você vai precisar fazer é decidir qual sistema operacional você vai usar na hora da instalação.

Existem muitos programas já consagrados que transforma um pendrive em um dispositivo bootável com várias versões do Windows, mas o diferencial do programa que vamos usar hoje, o “WinSetupFromUSB”, é que ele também permite que você crie um pendrive bootável com sistemas Linux e Windows juntos, bastando apenas escolher qual iniciar na hora do boot. Está curioso para saber como criar um pendrive com Linux e Windows juntos? Siga o nosso tutorial e veja como super fácil.

Aprenda criar um pendrive bootável com várias versões do Windows e Linux juntos

1. Antes de começarmos, precisávamos fazer o download do programa WinSetupFromUSB acessando esse link aqui.

2. Depois de baixar o programa, você vai precisar executar ele e extrair em um determinado local em seu computador, de preferência pedimos que seja na área de trabalho. Ele vem com dois programas executáveis para computadores com arquiteturas de 32 e 64 bits. Estaremos usando a segunda opção.

3. Essa é a tela do programa, apesar de ser em inglês, é um programa muito simples de usar. Quem já usou algum programa semelhante não vai ter dificuldades em criar um pendrive bootável através desse programa. Ele é dividido de acordo com os sistemas que você deseja criar o boot. Mas só é possível criar um boot de cada vez.

Como criar um criar um pendrive bootável

1. Certifique que você conectou o pendrive em seu computador, o programa vai reconhecer automaticamente o dispositivo.

2. Se você deseja formatar o seu pendrive antes de criar o pendrive bootável, habilite a opção “Auto format it with FBinst” e “NTFS“e logo em seguida, selecione o primeiro sistema que você deseja criar o boot. Vale ressaltar que precisa ser um sistema por vez, e lembre-se de desmarcar a opção “Auto format it with FBinst” quando for adicionar o segundo sistema operacional.

3. Agora basta clicar em “GO”, e esperar que o pendrive seja formatado e em seguida crie o primeiro sistema bootável. Pode ser que o processo demore alguns minutos em alguns casos. Depois que finalizar não precisa fechar o programa, basta selecionar outro sistema e clicar em “GO” novamente deixando a opção de formatar o pendrice desmarcado como disse anteriormente. Se você deseja adicionar um sistema Linux, selecione a opção “LinuxISO/Other Grub4dos compatible ISO”. Lembrando que é recomendado usar um pendrive de no mínimo com capacidade para 16Gb.

4. Essa é a provável tela de Boot que você vai ver quando inciar o seu pendrive no computador. Basta selecionar a primeira opção “Windows NT6…” e clicar enter.

5. E depois vai aparecer a seguinte tela.

Pronto, basta selecionar o sistema desejado e clicar em enter. Na tela é possível ver apenas dois sistemas, mas é possível criar um boot com vários. Ficou alguma dúvida? Conte para nos na caixa de comentários abaixo.

Deixe uma resposta