Melhores distro Linux para iniciantes em 2017-2018

Eu sei, é sempre uma tarefa difícil para iniciante escolher sua primeira distribuição Linux. Eu também já passei por isso há muitos anos. Como o Linux possui uma enorme lista de diferentes distros adequadas para todos os gostos, encontrar uma distro perfeita, especialmente para iniciantes é sempre um trabalho que requer muito tempo e pesquisa. Como você vai começar sua jornada no mundo Linux, você precisa de uma distro Linux para iniciantes, uma distro que necessariamente não precise usar sempre o terminal de comando para executar uma determinada tarefa.

 

Se for o seu primeiro contato com Linux, você pode acessar esse artigo onde mostramos as melhores distros Linux para usuários que veio do Windows. As distros citada no artigo, tem uma aparência bastante semelhante ao Windows, mas se você não se importa com aparência, vou logo lhe avisando: o Linux tem um visual lindo, e tem distros como o Elementary OS que parece muito com o MAC OS, vamos começar com a nossa a lista.

 

Conheça as melhores distro Linux para iniciantes

 

1. Ubuntu

O primeiro da nossa lista tinha que ser o famoso Ubuntu, que atualmente é o mais popular das distribuições Linux para iniciantes e também para usuários experientes. O Ubuntu fornece um instalador fácil e simples. Ele vem com todas as aplicações essenciais, como suíte Office, navegadores, e-mails e aplicativos de reprodução de mídia pré-instalados, além de milhares jogos e aplicativos que estão disponíveis no Ubuntu Software Center.

Como já dissemos, o Ubuntu é muito popular na comunidade Linux, então, se você encontrar um problema, provavelmente você pode realizar uma pesquisa na internet e encontrar ajuda de alguém que já enfrentou e solucionou o mesmo problema com a ajuda de uma grande quantidade de documentação disponível on-line.

 

2. Linux Mint

Linux Mint, é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu bastante popular e recomendada para iniciantes com. Isso significa que, ao instalar o Linux Mint, você obtém o mesmo sistema base do Ubuntu, juntamente com um designer mais elegante. Linux Mint vem crescido bastante no mundo Linux com muitos usuários aderindo a distro.

Mint oferece uma experiência completa, incluindo plugins de navegador, suporte para reprodução de DVD, Java e outros componentes. Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacotes baseada na web. O Linux Mint é compatível com os repositórios do Ubuntu.

 

3. Elementary OS

Inspirado no Mac OS, Elementary OS é uma distro que foca bastante o design e é personalizável de acordo com as preferências do usuário. A distro também é baseada no Ubuntu e chama a atenção com sua elegância. Alguns dos seus recursos mais interessantes incluem um ambiente de desktop personalizado chamado Pantheon e muitos aplicativos personalizados, incluindo fotos, música, vídeos, calendário, terminal, arquivos e muito mais. Ele também vem com alguns aplicativos familiares, como o navegador da Epiphany e servidor de e-mail da Geary.

 

4. Zorin OS

O Zorin OS é uma distribuição Linux também baseada no Ubuntu e recomendado para novos usuários pelo fato de ter uma interface bastante semelhante ao Windows. Então, se você está planejando migrar do Windows para o Linux, o Zorin OS é uma escolha perfeita.

 

5. Manjaro Linux

Manjaro é uma distribuição Linux, baseada no Arch Linux. É um sistema operacional rápido, fácil de usar. Para os recém-chegados, é fornecido um instalador fácil de usar e o próprio sistema é projetado para funcionar totalmente sem a necessidade de usar o terminal, além disso inclui detecção automática de hardware, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciando drivers de gráficos e ampla configuração de desktop.

 

6. Pinguy OS

O Pinguy OS é outra distribuição baseada no Ubuntu destinada para iniciantes. Muitas pessoas que vêm do Windows ou do Mac, encontrarão muitos recursos familiares, juntamente com alguns novos que não estão disponíveis no Windows e Mac. Possui inúmeros aprimoramentos fáceis de usar, suporte rápido para códecs multimídia e plugins de navegador, uma interface de usuário GNOME fortemente aprimorada com menus, painéis e barras e uma seleção criteriosa de aplicativos populares.

 

7. Solus

O Solus é uma distribuição Linux de desktop inovadora. Sendo construído inteiramente a partir do zero, e está visando ser projetado para arquitetura x86 e x64. Solus oferece inúmeras aplicações para aprimorar a experiência do usuário. Já vem com aplicativos como Firefox, Thunderbird, o aplicativo Nautilus file manager, Rhythmbox Music Player e VLC. É uma perfeita distribuição Linux para programadores e desenvolvedores porque suporta uma grande variedade de editores, linguagens de programação, compiladores e sistemas de controle de versões, bem como tecnologia de conteinerização /virtualização, como Docker e Vagrant.

Deixe uma resposta