10 Melhores documentários sobre hackers e segurança da informação

Para se tornar um hacker ético é preciso dedicação, estudo e um certo conhecimento em alguma linguagem de programação, para você que quer criar scripts para pentest, python e ruby são as mais usadas nos dias de hoje. O próximo passo é abandonar o Windows, o Linux por ser um sistema operacional leve e seguro e de código aberto, lhe dar mais liberdade para você usar as milhares de ferramentas utilizadas por profissionais de segurança da informação e adapta-las ao seu jeito.

 

Hoje em dia, a maioria dos iniciantes no mundo hacker, se inspira em feitos de alguns grupos como o Anonymous e LulzSec. Mas se você quer ganhar ter mais inspiração e conhecimento, neste artigo vamos mostrar dez documentários sobre hackers e segurança da informação. Você também vai “aprender como hackear” observando alguns vídeos. Também já criamos um artigo aqui no Blog onde mostramos 10 melhores documentários que todo profissional de TI deveria ver. Vale a pena conferir!

Melhores documentários sobre hackers e segurança da informação

1.  Nós somos legião – A história dos hacktivistas [Legendado]

A história dos hacktivistas nos apresenta a complexa história do Anonymous. Este documentário apresenta os grupos hacktivistas pioneiros como o “Cult of the Dead Cow” e “Electronic Disturbance Theater” e em seguida mostra as origens barulhentas e indisciplinadas do “Anonymous” no site 4Chan. O documentário apresenta membros atuais e alguns do inicio do Anonymous, nos mostra como um exército formado por jovens idealistas ajudaram a criar revoluções como a primavera Árabe e nos mostra uma perspectiva revolucionário, onde surgem interesses comuns independentemente do lugar que você esteja, criando assim um conceito relativamente novo, o de Cyber-nação.

2.  A Origem dos Hackers (DUBLADO)

Documentário que mostra a origem dos hackers, desde o domínio das linhas telefônicas nos anos 70 até os dias de hoje.

 

3.  A história de Aaron Swartz (Legendado)

Aaron Hillel Swartz foi um programador estadunidense, escritor, articulador político e ativista na Internet. Swartz foi co-autor da criação do RSS. Foi um dos fundadores do Reddit e da organização ativista online Demand Progress. Foi também membro do Centro Experimental de Ética da Universidade Harvard. Em 6 de janeiro de 2011, Swartz foi preso pelas autoridades federais dos Estados Unidos, por usar a rede do Instituto de Tecnologia de Massachusetts para descarregar sem pagamento, grandes volumes de artigos da revista científica JSTOR, foi acusado pelo governo dos EUA de crime de invasão de computadores – sujeito ao cumprimento de até 35 anos de prisão mais multa de mais de um milhão de dólares – devido ao fato de ter usado formas não convencionais de acesso ao repositório da revista.

 

Ele já havia sido processado antes por publicar gratuitamente informações de domínio público que tinham seu acesso tarifado, logo restrito, mas as acusações foram retiradas. Swartz era contrário à prática da revista científica JSTOR por remunerar editoras e não remunerar os autores e cobrar o acesso aos artigos, limitando o acesso para comunidades acadêmicas. Dois anos depois, na manhã do dia 11 de janeiro de 2013, Aaron Swartz foi encontrado enforcado no seu apartamento em Crown Heights, Brooklyn – num aparente suicídio. Após a sua morte, a promotoria federal de Boston retirou as acusações contra ele.

 

4. Hacker Wanted (TRAILER)

Hacker Wanted conta a história de como surgiu o termo Hacker, apresentado os Hackers mais famosos do mundo e tornando-se uma biografia a partir da metade do filme sobre um verdeiro Hacker americano, Adrian Lamo (O Hacker sem Casa), é incrível como o filme foca no termo Hacker, que nada mais é que um pessoa que consegue quebrar o sistema, mas que não causar danos a ele, e Adrian Lamo é o ator principal. O Hacker sem Casa, Adrian Lamo trabalha hoje para o blog Wikileaks, famoso por trazer ao público uma série de documentos confidencias do governo dos EUA sobre as duas últimas guerras, Afeganistão e Iraque. O vídeo abaixo mostra Adrian Lamo, dito como ex-Hacker nos dias de hoje.

 

5.  A Origem dos Hackers (DUBLADO)

Documentário que apresenta a origem dos hackers, mostra como os phreakers (hackers de redes telefônicas) influenciaram o surgimento de grandes revoluções da nossa era como os computadores pessoais por exemplo. Figuram nesse documentário figuras lendárias do mundo hacker como John Draper (Captain Chrunch), Kevin Mitnick e o gênio da Apple Steve Wozniak.

 

6.  Roubamos Segredos – A História do Wikileaks (DUBLADO)

Saiba sobre o polêmico trabalho de Julian Assange, o jornalista e ativista australiano que causou a maior brecha de segurança da história dos Estados Unidos. O documentário de 130 minutos conta desde a atuação de Assange no WikiLeaks até os escândalos sobre sua vida pessoal.

 

7.  Documentário sobre a DefCon (INGLÊS)

O documentário intitulado DEFCON: The Documentary, foi lançado em 2013 e aborda sobre a maior conferência de hacking do mundo, que completou 20 anos de existência em 2012. O filme segue os quatro dias da vigésima edição da conferência, os eventos e as pessoas (participantes e pessoal), e abrange história e filosofia por trás do sucesso da DEFCON.

 

8.  The Pirate Bay (Legendado)

O documentário fala sobre os fundadores do The Pirate Bay.

 

9.  Banking on Bitcoin (Banco ou Bitcoin) (Netflix)

Banking on Bitcoin (Banco ou Bitcoin), narra o surgimento da criptomoeda, tendo como foco New York, seu(s) criador(es) e alguns personalidades, deste mundo, que foram presas.

 

10.   Snowden: Herói ou Traidor

Ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) torna-se inimigo número um da nação ao divulgar a jornalistas uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano contra cidadãos.

Deixe uma resposta