Como aumentar a velocidade da internet sem precisar pagar

Já mostramos aqui ótimas ferramentas em nossos artigos para testar a velocidade da sua Internet, mas se você ainda não estiver satisfeito com o resultado desses testes, vamos lhe dar algumas dicas para que você possa reverter essa situação. Mas existe alguma forma de aumentar a velocidade de nossa internet sem precisar pagar a mais por isso? Bom, felizmente existe alguns métodos que com certeza vai melhorar a sua internet e posteriormente vai lhe proporcionar uma melhor experiencia em questão de desemprenho e velocidade.

Como aumentar a velocidade da internet sem precisar pagar

Ligue para o seu Provedor

Sabemos que no Brasil, as operadoras não são obrigadas a entregar a velocidade contratada por você. Se você contratou um plano de 15Mb, por exemplo, pode haver casos de em sua casa chegar apenas 11 ou 12Mb. E em alguns casos, mais grave, até menos do que isso. Ligue para sua operadora faça uma reclamação e solicite uma avaliação do seu plano alegando que sua taxa de Download está abaixo do esperado e sua internet está lenta etc.

Talvez seja a hora de trocar o seu Roteador

Se você não está recebendo uma velocidade de internet esperada, o problema pode ser em seu equipamento e não em seu provedor de internet. Se você possui um roteador que suporta apenas Wireless A, B e G, é hora de você trocar de roteador. Wireless N e AC são os novos padrões de conexões Wireless que lhe proporciona uma velocidade maior em sua conexão.  Mas ao mudar para esses novos padrões, você vai precisar de uma placa de rede em seu PC ou laptop que suporte os novos padrões Wireless N e AC. Por exemplo, se você tiver apenas uma placa de rede compatível com Wireless N, você ainda poderá se conectar a um roteador equipado com AC, mas talvez não seja capaz de tirar o máximo de proveito.

Experimente usar um canal diferente em seu roteador

Eu já usei essa dica e funcionou muito bem comigo. Se você tem muitos vizinhos, a queda na velocidade de seu Wi-Fi pode ser porque há pessoas ao seu redor que estão usando os mesmos canais de rede sem fio nos seus roteadores, causando algum congestionamento. Felizmente, os roteadores podem ser executados em um número de canais diferentes, infelizmente não tem como mostrar aqui como mudar o canal de frequência porque cada roteador tem um setup diferente, mas é muito simples de mudar, existe muitos artigos na internet ensinando.

Se você possui um dispositivo Android, pode testar quais canais são os melhores canais para sua residência com o Wi-Fi Analyzer. Esta ferramenta avalia canais com estrelas. O canal com a menor quantidade de estrelas é o pior para sua localização e o canal com a maior quantidade de estrelas é o melhor. Se você estiver no Windows, você pode usar WiFi Info View. Depos de receber as informações do Wi-Fi Analyzer você pode analisar qual é a melhor opção.

Concusão

Bom, essas são as três dicas validas para melhor a sua conexão WiFi, se você tiver algumas dicas ou truques para aumentar a velocidade do Wi-Fi, não deixe de comentar na seção de comentários abaixo.

Deixe uma resposta