7 melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Visio

Neste artigo vamos mostrar as 7 melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Visio para economizar uma boa grana e fazer gráficos e fluxogramas perfeitos. O Microsoft Visio é um poderoso software, no qual permite profissionais de TI, empresários, engenheiros e outros trabalhem em campos altamente técnicos para mapear e exibir informações complexas em forma de fluxogramas, projetos, circuitos, diagramas e muito mais.

Útil, porém, quando o assunto é usuário doméstico, que não costuma usar o programa com frequência, acredito que talvez não haja necessidade de pagar um programa que custa quase R$ 800,00 reais, para usá-lo poucas vezes. Mas se você tem uma empresa e visa custo, nada lhe impedi também de usar algumas dessas alternativas ao Microsoft Visio e economizar fortunas.

 

Conheça as 7 melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Visio

 

1.  LucidChart

Lucidchart é uma ferramenta de colaboração visual que cria diagramas de forma fácil e rápida. Você pode criar e editar diagramas facilmente, on-line E off-line. Quando estiver on-line, compartilhe seus diagramas com facilidade com outras pessoas e vivencie uma colaboração em tempo real, com as alterações incorporadas e sincronizadas instantaneamente.  Sempre gratuito, com algumas limitações. Disponível para teste com recursos especiais por 14 dias.

Centenas de modelos e exemplos:

  • Fluxogramas

  • UML

  • ERD

  • Wireframe / Protótipos

  • Diagramas de rede

  • Modelos de processos de negócios

  • Diagramas organizacionais

  • Mapas mentas

  • Mapas de sites

E muito mais

 

2.  yEd Graph Editor

Produzir gráficos para mostrar ideias não é fácil se você não tem as ferramentas certas para isso. yEd Graph Editor é um programa projetado especificamente para a criação de diagramas ou gráficos. Ele é rico em métodos de organização e funciona como camadas orgânicas e diagramas UML. As possibilidades são inúmeras e cada projeto pode ser salvo como PDF, Flash, SVG, HTML, BMP ou EPS. É fácil de dominar graças à sua interface gráfica amigável e intuitiva.

 

3.  Graphviz

Monte seus próprios fluxogramas e gráficos a partir de uma nova linguagem de programação. O programa pode ser um pouco complicado para as pessoas que não possuem muito conhecimento de informática. Mas não se assuste, por mais que seja necessário encher telas brancas com linhas e códigos de programação, a desenvolvedora não deixou ninguém na mão e apresenta documentos para que você possa entender como criar seus gráficos. Ele se mostrou interessante pelo fato de ser Open Source, permitindo que você faça todas as modificações que desejar. Agora, se você já possui conhecimento com algumas línguas de programação, fique feliz, eles parece se basear e muito no HTML, permitindo até mesmo que algumas linhas sejam escritas nessa linguagem.

 

4.  LibreOffice Draw

Draw permite a você produzir qualquer documento de editoração eletrônica a partir de um esboço rápido de um plano complexo, e lhe fornece os meios para se comunicar com gráficos e diagramas. Com um tamanho de página máximo de 300 por 300 centímetros, Draw é um excelente programa para a produção de desenhos técnicos, pôsteres gerais etc. Draw permite a você manipular objetos gráficos, agrupá-los, cortá-los, objetos de uso em 3D e muito mais

 

5.  Visio Dia

Como profissional na área de redes, necessito frequentemente de construir diagramas de rede para apresentar/demonstrar determinados cenários de rede (alguns deles até apresentados aqui no Arquivo TI). Antigamente eu usava o fantástico Visio que disponibiliza aos várias ferramentas que facilitam a construção de qualquer cenário. No entanto, o Visio é uma ferramenta paga, então encontrei no DIA uma alternativa gratuita onde hoje eu crio fluxogramas, diagramas de rede, diagramas de circuitos e muito mais

 

6.  Draw.io

O Draw.io é um editor gráfico online no qual é possível desenvolver desenhos, gráficos e outros sem a necessidade de usar um software caro e pesado. Ele disponibiliza recursos para criação de qualquer tipo de desenho porém, possui uma parte dedicada à arquitetura da informação.

 

7.  Pencil Project

Pencil Project é um software open source que permite ao usuário criar gráficos e está disponível para Windows, Linux e MacOS. Esta ferramenta oferecer uma interface gráfica muito simples de operar e um conjunto vasto de templates que podem ser usados nos mais diversos cenários.

Um comentário em “7 melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Visio

Deixe uma resposta