7 Ferramentas de monitoramento de rede essenciais para técnicos

Se você é um administrador de redes ou faz parte de alguma equipe de suporte em qualquer campo de rede, provavelmente já foi informado sobre a importância do uso de ferramentas de monitoramento de redes. Uma ferramenta de monitoramento de redes é um ingrediente fundamental para que uma rede fique estável. Quando estamos constantemente monitorando uma rede através dessas ferramentas, podemos fazer coleta de dados e gerar relatórios que podem ser facilmente visualizados e posteriormente identificar alguma instabilidade. Abaixo criamos uma lista com 7 ferramentas de redes essenciais para administradores de redes, ou se você atua em algum setor onde há necessidades de usar todo o potencial dessas ferramentas.

7 Ferramentas de monitoramento de rede essenciais para técnicos

1.  Cacti

Cacti é uma ferramenta software livre administrativa de rede, que recolhe e exibe informações sobre o estado de uma rede de computadores através de gráficos, permitindo o monitoramento e gerenciamento de redes simples até redes complexas, com centenas de dispositivos. Foi desenvolvido para ser flexível de modo a se adaptar facilmente a diversas necessidades, bem como ser robusto e adicionando a isto uma interface Web intuitiva e fácil de usar. Monitora o estado de elementos de rede e programas bem como largura de banda utilizada e uso de CPU.

Trata-se de uma interface e uma infra-estrutura para o RRDTool, que é responsável por armazenar os dados recolhidos e por gerar gráficos em um banco de dados MySQL. A interface é completamente orientada à PHP. As informações são repassadas para a ferramenta através de scripts ou outros programas escolhidos pelo usuário os quais devem se encarregar de obter os dados.

Utiliza-se adicionalmente o protocolo SNMP para consultar informações em elementos de redes e/ou programas que suportam tal protocolo. Sua arquitetura prevê a possibilidade de expansão através de plugins que adicionam novas funcionalidades. Um destes plugins é o PHP Network Weathermap que mostra um mapa da rede e o estado de cada elemento.

O Cacti conta com uma atuante comunidade internacional através de fóruns de discussão com mais de 160.000 mensagens e 20.000 usuários, há uma boa chance de que sua pergunta já foi feita por outro usuário.

O Cacti é liberado sob a licença GNU (General Public License), que significa que está completamente livre, sem amarrações. No entanto, é possível contribuir através de doações pelo site da ferramenta promovendo o desenvolvimento do projeto.

Site do desenvolvedor

2.  Nagios

Nagios é uma popular aplicação de monitoramento de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando quando ocorrerem problemas e também quando os problemas são resolvidos. O Nagios foi originalmente criado sob o nome de Netsaint, foi escrito e é atualmente mantido por Ethan Galstad, junto com uma equipe de desenvolvedores que ativamente mantém plugins oficiais e não-oficiais. Nagios primeiramente foi escrito para o sistema operacional Linux, mas pode rodar em outros Unix-like também.

Visão Geral

Monitora serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP)
Monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais com suporte a rede, mesmo O Microsoft Windows com o plugin NRPE_NT.
Monitoração remota suportada através de túneis criptografados SSH ou SSL.
Desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus próprios modos de monitoração dependendo de suas necessidades, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.)
Checagem dos serviços paralelizadas, ou seja, se você tiver muitos itens monitorados não há risco de alguns deles não serem checados por falta de tempo.
Capacidade de definir a rede hierarquicamente definindo equipamentos “pai”, permitindo distinção dos equipamentos que estão indisponíveis daqueles que estão inalcançáveis.
Capacidade de notificar quando um serviço ou equipamento apresenta problemas e quando o problema é resolvido (via email, pager, SMS, ou qualquer outro meio definido pelo usuário por plugin).
Capacidade de definir tratadores de eventos que executam tarefas em situações pré-determinadas ou para a resolução pró-ativas de problemas.
Rotação automática de log.
Suporte para implementação de monitoração redundante.
Excelente interface web para visualização do atual status da rede, notificações, histórico de problemas, arquivos de log, etc…

Site do desenvolvedor

 

3.  Munin

Muito semelhante ao Cacti, Munin apoia as organizações na avaliação de tendências atuais e pesquisa. Os administradores de rede ´poderão anotar problemas de desempenho em suas redes, aplicativos e dispositivos.

Trabalhando através de uma interface web, essa ferramenta organiza os dados coletados em gráficos simples e compreensíveis. Ela também tem um sistema de alerta abrangente, notificando você quando os problemas surgem, bem como quando eles foram resolvidos.

Munin utiliza uma grande variedade de plugins. Você será capaz de manter e fechar guias sobre o quão bem sua rede está funcionando usando este software de código aberto.

Isso também é ótimo para pós-análise, para que você possa evitar dores de cabeça no futuro e encontrar soluções ativas para resolver qualquer problema de rede que você possa está sofrendo. Ótimo para empresas em crescimento, pois é uma ferramenta muito fácil de usar e não vai sobrecarregá-lo com gráficos complicados de linguagem e OTT!

Site do desenvolvedor

4.  Microsoft Network Monitor

O Network Monitor é uma ferramenta utilizada para analisar protocolos de rede locais. Com este programa, você poderá capturar, visualizar e analisar o tráfego de rede. São através destes protocolos que os computadores estabelecem diálogos e executam trocas de informações necessárias para o funcionamento de programas e aplicativos. Este aplicativo oferece algumas boas opções. Com ele você pode verificar um dialogo HTTP, FTP ou uma conexão TCP, por exemplo.

5.  BandwidthD

Gerenciador de banda de rede para servidores. Limita as cotas de dados trafegados, com filtros baseados em endereços IP, protocolos, portas, adaptadores de rede e direção. Não é necessário instalar nenhum software nas máquinas clientes. Ideal para máquinas que compartilham conexão de banda larga.

Site do desenvolvedor

Site do desenvolvedor

 

6.  PRTG Network Monitor Freeware

O contínuo monitoramento permite aos administradores de redes identificar e resolver problemas antes que eles atinjam escalas graves. O PRTG Network Monitor funciona 24 horas por dia em um computador da rede para registrar os parâmetros de uso dela, e tudo é armazenado para o acompanhamento dos responsáveis. O programa permite que você configure o que deve ser monitorado, e você também pode criar relatórios, possibilitando que colegas e outras pessoas acessem gráficos e tabelas detalhadas com os resultados. Tempos de requisição e de paralisação são gravados constantemente em um banco de dados, e você pode compilar relatórios a qualquer momento.

Site do desenvovedor

 

7.  Easy Net Monitor

Easy Net Monitor é um programa cuja função é rastrear endereços de IP cadastrados pelo usuário, de forma a permitir saber se eles estão devidamente acessíveis quando necessário. Não requerendo instalação, é preciso sempre rodar o aplicativo se quiser vê-lo funcionando como deveria. Desenvolvido por brasileiros, o seu público-alvo é bem limitado; apesar disso, a sua praticidade de uso e funcionalidade garantem um bom proveito do software.

2 Comentários em “7 Ferramentas de monitoramento de rede essenciais para técnicos

Deixe uma resposta