Dicas, tutoriais e reviews sobre Android, Linux e Windows.

5 programas portable essenciais para usuários do Linux

0 3

No Windows é muito comum usar programas portable, principalmente pela sua facilidade em se executar a partir de um pendrive sem a necessidade de se instalar o programa no PC. São muito utilizados por profissionais de TI, até porque, em alguns casos necessita que rode muitos programas e se perderia muito tempo instalando todos. Já se foi o tempo em que usuários iniciantes tinham dificuldades em instalar um aplicativo no Linux, agora também é possível usar programas portable no Linux e esse é o nosso objetivo nesse tutorial. Se você é um usuário Linux, criamos uma lista com 5 aplicativos portable para você levar em seu PC e poder executar seus programas em seu trabalho, escola, enfim, onde você quiser. Confira abaixo!

5 melhores programas portable essenciais para usuários do Linux

1.  Tor Browser

A privacidade é um fator muito importante para os usuários Linux, como muitas vezes muitos vêm à plataforma para evitar que grandes empresas como Microsoft , Google e Apple usem “espionagem” sobre o que eles fazem em seus sistemas operacionais. Com TOR, a privacidade pode ser levada para outro nível. Ao usar esta rede, você poderá ter uma camada extra de segurança. Isso ocorre porque o navegador TOR passa por nós e ofusca o tráfego.

A boa notícia é que o pacote do navegador TOR (todo o software para acessar e navegar em sites .onion) é totalmente portátil e funciona muito bem com um dispositivo USB .

TOR BROWSER

2. Gimp

Quando se trata de editar imagens no Linux, realmente há apenas uma boa escolha. O Gimp está disponível em todas as distribuições do Linux, diretamente do repositório. Mas agora você pode executar o Gimp em um instante em qualquer distribuição Linux. Agora é possível fazer isso com o poder da AppImage, que torna o programa de edição de imagens portátil.

Faça o VLC PLAYER

4. Etcher

Embora programas desse gênero não costumamos usar diariamente. Consideramos esse programa importante porque sempre existe aquele momento que você precise criar um pendrive botavel e esse programa pode lhe salvar no momento de sufoco. Então se você é um profissional de TI, com certeza ele vai ser muito importante em sua coleção.

LINK DO PROGRAMA

5.Geany

Há muitos tipos diferentes de IDEs na plataforma Linux. Existem os editores tradicionais de texto tais como Gedit, Kate ou Leafpad. Como alternativa, existem editores de texto mais avançados como o Vim e o Emacs. Todos estes são bons, mas infelizmente não são tão simples de se executar através de um pendrive. Geany é um ambiente de desenvolvimento leve e cheio de recursos.

Os recursos incluem preenchimento automático, linhas flexíveis, diálogo de execução e etc. além disso, ao contrário da maioria dos IDEs, não depende de nenhum ambiente de desktop. Isso significa que não importa se Geany está no KDE ou no Gnome, ele vai executar normalmente. Faça o download da AppImage aqui.

VEJA TAMBÉM:

Deixe uma resposta