Conheça o recurso secreto que deixa Android mais rápido

Como deixar seu Android mais rápido

Um dos principais problemas enfrentados por qualquer usuário de dispositivos eletrônicos é a lentidão, que afeta quase todos os modelos, independentemente da marca, em algum momento de sua vida útil. Felizmente, se você é dono de um celular Android, há maneiras de reduzir esse problema e deixar seu aparelho mais rápido.

O Android possui um Modo Desenvolvedor que permite ao usuário acessar configurações “secretas”, destinadas a programadores e profissionais de TI. Algumas dessas configurações dizem respeito à velocidade das animações do sistema, como as transições entre telas e aplicativos.

No Modo Desenvolvedor, você pode aumentar a velocidade dessas animações, tornando a navegação no celular bem mais rápida. Para isso, abra o aplicativo de Configurações do Android e abra a opção “Sobre o telefone”. Procure por “Número de Compilação” ou “Número da versão” (pode mudar dependendo da marca do seu aparelho) e toque sobre ele sete vezes repetidamente.

Você será notificado sobre a ativação do Modo Desenvolvedor e, em seguida, basta voltar à primeira página do app de Configurações. Note que o sistema ganhou uma nova opção, chamada “Programador” (ou “Opções do desenvolvedor“). Acesse-a e procure por “animação em escala“, “escala de transição” e “escala de duração da animação“.

Android mais rápido

De fábrica, essas configurações são mantidas em 1x. Basta abrir uma por uma e reduzir o valor para 0.5x. Se preferir, é possível também desativar a função, tornando a navegação totalmente livre de qualquer animação – e também menos agradável visualmente. Com essas novas escalas, a transição entre as telas fica mais rápida, assim como a experiência do usuário.

Deixe uma resposta