Como mudar permalinks sem perder visitas no WordPress

O WordPress é uma excelente plataforma para criar Blogs de qualidade dando um toque de profissionalismo em seu projeto. O melhor sobre WordPress é que ele fácil de usar, e com poucas horas de uso você já aprende muita coisa. Nesse artigo, vou estar falando sobre um aspecto importante do WordPress SEO, que é mudar a estrutura do seu Link permanente sem perder tráfego. Existem vários motivos para você mudar a estrutura de link do seu Blog, e uma delas é a questão de SEO para que seu site fique bem rankeado. Eu quando iniciei esse projeto, eu utilizava a plataforma Blogspot que todos nós sabemos de suas inúmeras limitações.

Só que essa brincadeira foi crescendo, e eu comecei a ter artigos bem rankeado no Google. Então, queria mais liberdade em meu Blog e poder adicionar novos recursos afim de trazer melhorias para meu Blog e meu público que só crescia a cada mês. Depois que migrei para o WordPress, eu tinha que manter a mesma estrutura de link do Blogspot, para não perder meu tráfego de visitas e ter meus links quebrados no Google. Depois de ler alguns artigos sobre permanlink e eu recomendo esse excelente artigo da agencia mestre seo. O nome do artigo é: Permalinks, como e porque utilizar? Eu vi a importância de se utilizar uma estrutura de link melhor para ser bem rankeado.

Mudar permalink sem perder visitas no WordPress

Na maioria dos casos, WordPress faz o redirecionamento por padrão, e você não precisa se preocupar em fazer nenhuma mudança. Tudo que você precisa fazer é, ir para Configurações> permalink e selecionar o link permanente que você pretende utilizar. Eu sempre recomendo usar a estrutura /%category%/%postname%/, mas fica a seu critério de qual estrutura utilizar. Também vai depender do seu nicho, no nosso caso ter categorias na url é bastante importante para SEO.

Depois disso vamos instalar esse simples plugin Dean’s Permalinks Migration, que é extremamente eficiente e automaticamente vai fazer o redirecionamento dos seus links quebrados.

Instalação do plugin Dean’s Permalinks Migration

A instalação do plugin é relativamente simples:

1. Faça o Download e descompacte o arquivo .rar
2. faça o upload do plugin deans_permalinks_migration 
3. Faça login no painel de controle do WordPress
4. Clique em Plugins e ative o Plugin

Configurando o plugin

1

1. Vá no painel->configurações->PermalinksMigration. Defina o sistema de permalinks antigo do seu blog.

permanent link
2. Vá novamente em->configurações->Links permanentes. Defina a nova estrutura de permalinks que você deseja utilizar em seu blog.

2

Pronto, agora seus links estão configurados corretamente. Aos poucos o Google vai reconhecendo a estrutura e substituindo automaticamente no seu sistema de pesquisas para a nova url. Quando perceber que seus links foram todos mudados no sistema de buscas do Google, você pode desativar o plugin normalmente como eu fiz.

Deixe uma resposta