Como desinstalar o Linux ou Windows em Dual Boot

Hoje a maioria das pessoas usam sistemas operacionais em dual boot, existem inúmeras vantagens de se ter dois sistemas operacionais em um único computador. Uma delas é poder aproveitar o máximo de recursos de hardware do computador que muitas vezes ficam limitadas em maquinas virtuais como VMware e VirtualBox. Com a popularização do sistema Linux, muitas pessoas principalmente iniciantes, não estão usando mais apenas o Windows como único sistema. Mas tem pessoas que acabam não gostando em deixar seu PC em dual boot, e encontre motivos para desinstalar o mesmo.

Eu particularmente nunca encontrei nenhum problema em ter meu computador com dois sistemas operacionais em partições diferentes. Então não posso citar aqui nenhuma desvantagem, mas se por acaso você está com seu computador em dual boot e desejar desinstalar um dos sistemas. Neste artigo, vamos mostra como desinstalar o Linux ou Windows em Dual Boot no seu computador.

Como remover o Linux ou Windows em Dual Boot

Esse primeiro método é para quem quer ficar apenas com o Windows e gostaria de desinstalar o sistema operacional Linux.

1) Primeiro, vá em Menu Iniciar e procure por Gerenciamento de Disco e abra a ferramenta de Gerenciamento de disco ou você pode simplesmente clicar nas teclas Windows + R  e quando abrir a caixa de diálogo executar digite diskmgmt.msc para abrir ferramenta de Gerenciamento de Disco.

2) Próximo passo é descobrir sua partição Linux. Infelizmente a partição não vai ser rotulada porque o Windows não vai reconhecer o sistema de arquivos Linux, então você precisa descobrir qual deles é pelo o tamanho de sua partição em seu disco rígido.

3) Antes de passar para a próxima etapa certifique-se de que escolheu a partição certa. Agora clique sobre a partição Linux e escolha Excluir volume. Isto irá apagar a partição do disco rígido. Depois desse procedimento a partição vai ficar livre, você pode clicar em estender na partição do Windows e aumentar o seu volume.

4) Sim, você acabou de desinstalar o sistema Linux do seu computar, mas ainda o gerenciador de boot encontra-se em seu PC, provavelmente o grub. Então, você precisa de um pendrive bootavel ou uma mídia de DVD com o Windows e iniciar em reparar computador e depois prompt de comando. Depois digite o seguinte comando:

bootrec.exe /fixmbr

Agora basta você reiniciar o seu computador e o mesmo vai iniciar o Windows normalmente.

Esse método é para quem quer remover o Windows do setor de boot e ficar apenas com o Linux em seu computador.

1) Insira um CD ou USB bootavel com sua distribuição Linux e inicie o seu gerenciador de partição, se for Ubuntu você procure pelo programa Gparted. Ao iniciar o programa ele vai listar algumas partições, procure pela partição NTFS que é a partição a qual o Windows encontra-se instalado.

2) Agora você clica com o botão direito em excluir, pode existir outras partições também relacionadas ao o Windows como a de sistema reservado. Você pode excluir tranquilamente. Agora basta clicar em aplicar na parte superior e pronto.

3) Quando terminar, seu HD apenas estará com o Linux instalado. Mas o seu menu de inicialização ainda terá algumas entradas do Windows, nada que impeça o funcionamento do seu sistema Linux, mas se você quiser limpar, basta abrir o terminal no Linux e executar o seguinte comando:

sudo update-grub

Pronto, agora você tem apenas um sistema operacional em seu computador.

Deixe uma resposta