Como criar gráfico de gantt

O que é  gráfico de gantt

O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.
Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que estejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela.
Associado a esta ideia, está o fato de esta forma de representação gráfica, das atividades de um projeto, permitir, ainda, avaliar os seus custos, resultante do consumo de recursos necessários à conclusão de cada uma de suas tarefas. A forma de balizar o desempenho do projecto, por medição relativa entre o tempo decorrido, e o grau actual de conclusão da tarefa, perante o previsto, e a partir do diagrama de Gantt, permite tirar conclusões sobre o seu desempenho em termos de custo e prazo. Uma das técnicas de balizamento, mais frequentes, e utilizadas para aquele efeito, é chamado de EVM (Earned Value Management).

Como criar gráfico de gantt

670px-Create-a-Gantt-Chart-Step-1-Version-2

passo 1. Compreenda a estrutura de divisão de trabalho. O gráfico de Gantt é destinado a ajudar em uma meta abrangente de planejamento e implementação de uma estrutura de divisão de trabalho, que é a estrutura geral do projeto. Saber mais sobre o que isto significa que pode ser útil para quem está planejando construir um gráfico de Gantt, ou usar um recurso de software relacionado.
Aprenda sobre elementos terminais e resumidos. Elementos terminais e resumidos são dois tipos diferentes de fases do projeto, ou módulos, que têm seus próprios cronogramas dentro de um gráfico de Gantt. Compreender como eles diferem e como se relacionam um com o outro pode ser útil.

670px-Create-a-Gantt-Chart-Step-2-Version-2

passo 2. Reúna as informações necessárias sobre todos os passos ou processos incluídos em um projeto maior. Esta informação é o que o gerente de projeto irá usar para construir o gráfico de Gantt.

670px-Create-a-Gantt-Chart-Step-3-Version-3

passo 3. Construa cronogramas. Enquanto procura por todas as informações montadas, determine quanto tempo cada passo ou processo levará. Adicione isso à mistura e faça barras individuais, que irão representar as fases ou processos.
Altere os tempos para obter resultados. Com um quadro geral de tempo em mente para cada etapa ou processo, situe-os dentro do gráfico de Gantt, para chegar a um prazo para cada elemento. Isso pode ajudar a escalonar os processos, para garantir operações mais suaves ou eliminar datas de cluster, que podem sobrecarregar o gerente de projeto.

670px-Create-a-Gantt-Chart-Step-4-Version-4

passo 4. Disponha todas as barras no gráfico. O gráfico de Gantt monta todas as peças em relação a um prazo fixo. Dentro de um prazo maior do projeto, o cronograma para processos menores torna-se claro para aqueles que estejam olhando para o gráfico de Gantt.

670px-Create-a-Gantt-Chart-Step-5-Version-5

passo 5. Avalie relações entre fases, processos ou dependências. Consultar o gráfico de Gantt pode também esclarecer quais as partes de um projeto que são dependentes de outras. Ferramentas de software podem ter recursos avançados, capazes de ajudar o usuário a aprender mais sobre as possíveis visualizações em um gráfico de gantt.

670px-Create-a-Gantt-Chart-Step-6-Version-6

Implemente o gráfico de Gantt no software. Muitos gerentes de projeto escolhem levar todas as informações em um gráfico de Gantt para um ambiente de software. Por exemplo, a ferramenta de planilha do Excel pode ser um lar eficaz para um gráfico de Gantt. Escolha o software adequado e digitalize o gráfico de Gantt, para ajudá-lo a trabalhar com uma arquitetura maior de software.

Um comentário em “Como criar gráfico de gantt

Deixe uma resposta