Como criar arquivos ISO no Linux Ubuntu facilmente

Talvez você não saiba, mas é muito fácil criar arquivos ISO no Linux Ubuntu. Você provavelmente deve saber que um arquivo ISO pode ser gravado em uma unidade de CD/DVD ou USB, mas você sabia que você pode facilmente fazer backup ou arquivar seus arquivos e pastas em um arquivo ISO? Com este arquivo ISO você pode, em seguida, gravá-lo num CD/DVD como um backup ou simplesmente montá-lo como uma unidade externa e acessar os arquivos a partir do seu computador.

Se você deseja fazer o backup dos seus arquivos em um disco ou se você tem um monte de arquivos e pastas que você deseja fazer backup desses arquivos, veja como é muito fácil criar arquivos ISO no Linux Ubuntu. Vale lembrar que nesse artigo, vamos usar o modo gráfico para estar realizando a compactação dos arquivos, mas é possível também fazer via terminal de comando.

Criar arquivos ISO no Linux Ubuntu

  1. Selecione os arquivos e pastas que você deseja fazer o backup. Clique com o botão direito do mouse sobre eles e selecione “Comprimir“.

compactar_ubuntu1

2. Selecione  a opção “.iso”  e clique em “Criar”. Vai comprimir todos os arquivos e pastas selecionadas em um arquivo ISO.

compactar_ubuntu2

Pronto, agora seus arquivos foram compactados em um único arquivo iso.  Você também pode criar .iso para compartilhar em sites torrents por exemplo.

Deixe uma resposta