Como adicionar um Firewall no Android

Todos nós sabemos que o firewall é um recurso muito importante e indispensável em qualquer sistema operacional.  Mas afinal qual é a função de um firewall? Resumidamente falando e usando como exemplo um computador: O Firewall é um software que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

Com os usuários cada vez mais usando o Android para realizar tarefas que até então só era possível ser feitas através de um computador. Despertou o interesse de pessoas mal-intencionadas afim de roubar dados sigilosos e todos os dias recebemos notícias de que algum aplicativo na verdade era um malware. O Firewall no Android permite que você crie regras de filtragem com base no endereço de IP, nome de host ou nome de domínio. Você pode permitir ou negar conexões somente específicas de um aplicativo. É mais uma alternativa de segurança para você que usa o seu smartphone para realizar transações bancarias e consultas com o cartão de credito.

Como adicionar um Firewall em qualquer Android

1. Primeiro você precisa baixar e instalar o aplicativo NoRoot Firewall que irá permitir que você adicione funcionalidade de um firewall em seu dispositivo.

2. Agora você precisa iniciar o aplicativo após instalá-lo em seu dispositivo.

Na imagem a seguir, você pode ver o aplicativo aberto com três abas e as opções permitir (Allow) e negar (Deny) para cada aplicativo que deseja usar a rede.

Android-Security

Ao clicar sobre um determinado aplicativo, você pode estar conferindo todos os detalhes referentes ao mesmo.

Noroot Fireall

 

Você pode criar regras de filtragem com base no endereço de Host ou IP.

firewall android

Lembrando que Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu Android, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus. Então ficamos por aqui, se estiver com dúvidas você pode utilizar a caixa de comentários que o mais breve possível estaremos respondendo todos os comentários.

Deixe uma resposta