Como acessar o Windows 10 remotamente usando Linux Ubuntu

O Windows 10 e o Ubuntu estão cada vez mais presentes em desktops, em alguns casos em dual-boot. Então surge a necessidade de acessar ambos remotamente, para quem pensou que era uma tarefa difícil, vamos mostrar que na pratica é uma tarefa bastante simples.

Vamos imaginar uma situação em que você deseja acessar remotamente outro computador, mas o sistema que está em execução é o Windows 10, no entanto, o outro computador está executando o Ubuntu. Então, vamos mostrar um tutorial simples que vai lhe mostrar passo a passo como acessar o Windows 10 remotamente através do Ubuntu com a ajuda do xRDP.

Para quem não sabe o que é xRDP, vai uma breve explicação.

Remote Desktop Protocol (ou somente RDP) é um protocolo multi-canal que permite que um usuário se conecte a um computador rodando o Microsoft Terminal Services. Existem clientes para a maioria das versões do Windows, e outros sistemas operacionais como o Linux. O servidor escuta por padrão a porta TCP 3389.

Acessando o Windows remotamente através do Linux

Passo 1: No Ubuntu, pressione a tecla Windows e digite “Remote Desktop“. Na pesquisa vai aparecer o programa “Remmina Remote Desktop Client” na sua tela. O meu SO está e inglês, mas você não terá dificuldades. Basta seguir as imagens.

Como acessar o Windows 10 remotamente usando Linux Ubuntu

Passo 2: Ao abri-lo, você verá uma caixa de diálogo na tela. Na caixa RDP, digite o endereço IP do seu PC com Windows 10. Clique em Conectar. Se aparecer uma caixa com uma mensagem de certificado, clique em OK.

Passo 3: Provavelmente vai solicitar o nome de usuário e senha do Windows 10. Insira ambos e clique em OK.

Pronto. Você conectou com sucesso ao seu PC com o Windows 10. Lembrando que o tutorial é valido apenas para uma rede local. Para acessar o Windows fora da sua rede você pode usar programas como o TeamViewer para Linux. Ficamos por aqui galerinha.

Deixe uma resposta