5 melhores ferramentas de captura de tela para Linux

Recentemente criamos um artigo falando de como fazer captura de tela no Windows, o famoso “Screen recorder”. Onde mostrávamos 5 alternativas grátis ao Camtasia Studio no Windows.

Também já tínhamos criado um artigo para a plataforma Android onde listamos 3 aplicativos para gravar a tela do seu smartphone sem a necessidade de fazer root no aparelho. E chegou a hora de mostramos as 5 melhores ferramentas de captura de tela para Linux.

Hoje o Linux possui excelentes ferramentas para você gravar a tela do seu computador, e o melhor de tudo, é que todas elas são grátis. Se você acabou de chegar no mundo Linux e que compartilhar suas experiências com seus amigos, abaixo segue uma lista com cinco programas para você gravar vídeos do seu desktop e compartilhar no Youtube.

5 melhores ferramentas de captura de tela para Linux

1. ScreenStudio

screenstudio-para-linux

Esta aplicação de captura de tela é baseada em Java e conhecida por ter um excelente desempenho, bem como uma interface de fácil utilização. Ela pode ser executada em qualquer distribuição; você só tem que se certificar de que você tem “avconv” instalado em seu computador. A equipe por trás da criação desta excelente ferramenta de captura de tela cria continuamente melhorias para uma melhor experiência do usuário. Você será capaz de gravar no formato FLV ou MP4. A qualidade e o tamanho do arquivo de gravação também pode ser facilmente alterado. Não há necessidade de ter conhecimento técnico para usar essa ferramenta. Se você estiver usando esta aplicação, certifique-se de verificar com frequência para atualizações a serem fornecidas afim de melhorar e proporcionar uma melhor experiência.

2. kazam

kazam

Interface simples e organizada, permite tirar screenshots além de gravar a tela, é possível fazer vídeo em HD, selecionar uma área da área de trabalho ou apenas uma janela, grava som dos Speakers e do Microfone ao mesmo tempo, sendo possível selecionar se quer usar um ou outro, é possível ainda escolher os formatos em que os arquivos serão salvos. Tudo isso em poucos cliques e uma maneira muito fácil de gerenciar tudo isso através de um indicador na barra de notificações do sistema.Com certeza o Kazam é um dos melhores softwares para se fazer captura de tela no Linux.

 

3. RecordMyDesktop

recordmydesktop

O RecordMyDesktop é um aplicativo muito simples e eficaz para a criação de vídeos por meio da captura de tela. O programa tem suporte para captura de áudio, tornando mais eficiente a criação de vídeo aulas e tutoriais para o uso do Ubuntu.
É possível regular a qualidade do áudio e do vídeo, lembrando que quanto maior a qualidade do arquivo, maior será seu tamanho final. O RecordMyDesktop cria arquivos de vídeo no formato OGV e permite ainda algumas configurações mais específicas de áudio e vídeo. Eu já usei muito o RecordMyDesktop e recomendo.

4. Simple Screen Recorder

simple-screen-recorder

O nome já diz por si, é uma aplicação leve e simples para você fazer captura de tela em seu computador. Ele foi criado para oferecer aos usuários um aplicativo simples para gravação. Ele vem com configurações padrão simples, o que significa que não há necessidade de alterar qualquer opção para desfrutar de funcionalidade básica de captura de tela. Através das melhorias, no entanto, a funcionalidade simples foi adicionada com mais opções para a personalização, tornando-o uma ferramenta mais extensa. Ele vem com uma interface gráfica baseada em QT, e também é mais rápido do que o desempenho de seus concorrentes. Também permite a gravação da tela inteira ou uma parte dela. Se você busca uma ferramenta leve para gravar seus vídeos, Simple Screen Recorder pode ser o que você estava procurando.

5. Shutter

shutter

Este programa tem como objetivo capturar a tela do seu computador, mas a principal diferença entre este e outros programas do mesmo estilo é a capacidade de capturar até mesmo as partes de uma página web que estão escondidas pelas barras de rolagem.
Outro diferencial do aplicativo é a possibilidade de fazer a edição da captura de tela; isto é, a imagem capturada pode ser editada no próprio programa. Há opções para desenhar formas como elipse e retângulo nas imagens, ideal para dar destaque em algum local da imagem. Se você procura uma ferramenta leve para fazer captura de tela, shutter pode ser mais uma excelente alternativa.

 

Essa é a nossa lista com as 5 melhores ferramentas de captura de tela para Linux. Existe dezenas de ferramentas com o mesmo propósito, listamos apenas as que achamos mais interessantes. Se você tem alguma sugestão pode nos enviar um comentário. Ficamos por aqui.

Deixe uma resposta