4 Alternativas para fazer backup completo no Linux

Todos nos guardamos dados importantes em nosso computador, dados que precisam ser mantidos em segurança. Na maioria das vezes isso pode ser feito usando serviços como DropBox ou Google Drive.

Às vezes, você precisa fazer backup de um disco rígido inteiro e serviços como Dropbox não possuem espaço suficiente. Aqui estão quatro maneiras de você fazer o backup de todo o conteúdo de um disco rígido armazenado em seu HD com o Linux. Cada item da lista mostra diferentes maneiras de fazer um backup. Você escolhe qual a melhor alternativa.

Fazer backup completo no Linux

1. Gnome Utilitário de Disco

gnome_utilitario

Talvez a forma mais fácil de fazer um backup de um disco rígido em Linux é usar o Utilitário de Disco Gnome. É uma ferramenta que vem com a maioria das distribuições Linux que se aproveitam da oferta de desktop e software do Gnome. O backup com o Utilitário de Disco é muito auto-explicativo: selecione o disco rígido que você deseja fazer backup (na forma de um arquivo .IMG ), selecione onde deseja salvar o backup e pronto.

2. Clonezilla

Clonezilla

Uma maneira popular de fazer backup de um disco rígido no Linux é usando Clonezilla. É um utilitário de disco rígido em tempo real que pode ser gravado em um drive USB ou uma mídia externa. Uma vez iniciado, Clonezilla pode clonar discos inteiros ou mesmo apenas partições. Ele pode clonar uma unidade diretamente para outra. Ou, se preferir, Clonezilla pode clonar arquivos .IMG em poucos minutos. Se você está procurando uma ótima solução de backup de disco rígido semelhante ao Gnome Utilitário de Disco, mas com mais opções e configurações para usuários avançados, confira este programa.

3. DD

linux-harddrive-DD-1

Provavelmente, se você já usou o Linux, você vai se sentir familiarizado com o dd. A ferramenta é incrivelmente fácil de usar. Você manipula os arquivos via terminal. Você pode fazer um backup completo do seu disco rígido usando a ferramenta DD.

4. TAR

tar

Outra excelente forma de se fazer backup de seu disco rígido no Linux é com TAR. Tar é um pouco diferente de outras soluções de backup. Ao contrário do Gnome Utilitário de Disco, DD ou Clonezilla, você não estará fazendo uma cópia exata de seu disco. Em vez disso, você estará comprimindo uma cópia exata de todo o seu sistema de arquivos Linux em um arquivo TAR.

Conclusão:

Manter um backup é importante ao usar um sistema operacional. Você nunca sabe o que vai acontecer com os seus dados. Há muitas, muitas ferramentas de backup para Linux. Esta lista abrange as mais populares. Estaremos fazendo um tutorial de cada ferramenta citada aqui. Se você tem dúvidas ou sugestões, use a caixa de comentários abaixo e nos diga.

Deixe uma resposta