10 documentários que todo profissional de TI deveria ver

Além dos maiores programadores da história, vários acontecimentos marcaram a evolução da tecnologia ao redor do mundo.E quem trabalha na área de TI sabe a importância que esses marcos tiveram para suas profissões. Depois do surgimento dos computadores e da internet, várias histórias despertaram o interesse da sociedade e, principalmente, da indústria. A seguir, confira nossa seleção com os 10 documentários que todo profissional da área de tecnologia deveria assistir, com relatos que vão desde a fundação da Apple até o vazamento de dados no WikiLeaks..

1. O triunfo dos Nerds (1996)

O documentário de 1996 surgiu a partir do livro escrito por Robert X. Cringely (Mark Stephens), em 1992. Distribuído pela rede americana PBS, o filme de 180 minutos mostra a evolução dos computadores nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1995, contando com depoimentos de grandes nomes como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen. Além disso, o título também traz comentários de Douglas Adams, autor da famosa série de ficção de sucesso “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

O triunfo dos Nerds

2. Welcome to Macintosh (2008)

Fique por dentro da história de uma das marcas que mais revolucionaram o mercado de tecnologia nos últimos anos.A produção de 2008 tem duração de 90 minutos e conta com entrevistas de pessoas que participaram do lançamento do primeiro computador da Apple.

size_810_16_9_welcome-to-macintosh

3. Revolution OS (2001)

Quem é adepto do software livre não pode deixar de assistir a este documentário de 2001. Dirigido por J. T. S. Moore, o filme de 85 minutos fala sobre os 20 anos de história da GNU, sobre o Linux, sobre o open source e sobre o movimento software livre, e conta com entrevistas de Linus Torvalds, Richard Stallman, e outros empresários e hackers que fizeram a diferença para fazer do mundo da tecnologia um ambiente colaborativo.

size_810_16_9_revolution-os

4. The Startup Kids (2012)

Saiba como os fundadores de grandes empresas como Vimeo, Dropbox e SoundCloud entraram no mundo do empreendedorismo e colocaram suas ideias em prática com muito sucesso. O documentário de 55 minutos foi feito por duas empreendedoras islandesas, que desejavam incentivar outras pessoas a empreenderem também. Ele ainda conta com comentários do capitalista de risco Tim Draper e do blogueiro do site TechCrunch MG Siegler.

size_810_16_9_the-startup-kids

5. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (2014)

O documentário recém-lançado busca contar a história do jovem Aaron Swartz, o programador, escritor e ativista norte-americano que acreditava na mudança do mundo através da internet e da computação.

No entanto, numa tentativa para baixar milhares de artigos acadêmicos usando a rede do MIT (Massachussetts Institute of Technology), Aaron é processado e acaba se suicidando.

A produção foi financiada pelo Kickstarter, com arrecadação de 94 mil dólares, e conta com entrevistas de seus familiares e amigos, bem como de pessoas que trabalharam diretamente com o jovem.

size_810_16_9_aaron-swartz

6. Google e o Cérebro do Mundo (2013)

Em 2002, o Google tentou colocar em prática um ambicioso projeto: digitalizar todos os livros do mundo para criar uma livraria virtual, baseado na ideia prevista por HG Wells em 1937, chamada de “World Brain”.

Com discussões e diversos pontos de vista, os entrevistados discutem sobre a missão da empresa, e a resistência que o projeto vem enfrentando por causa dos direitos autorais.

size_810_16_9_google-cerebro-mundo

7. Truth in Numbers? Everything, According to Wikipedia (2010)

O documentário norte-americano explora a história da famosa enciclopédia online que revolucionou a web e a discussão sobre a tarefa de edição ser aberta ao público ou a apenas um grupo de especialistas.

O filme de 86 minutos conta com comentaristas como Howard Zinn, Len Downie (jornalista do The Washington Post e da CBS News), o antigo editor chefe da Encyclopaedia Britannica Robert McHenry e o antigo diretor da Central Intelligence Agency James Woolsey.

size_810_16_9_wikipedia

8. Downloaded – A saga do Napster (2013)

Downloaded conta a história do software pioneiro no compartilhamento de arquivos na internet. Criado em um dormitório de universidade, o Napster mudou para sempre o mercado fonográfico no mundo.

O filme, produzido em 2012, relata a jornada do software desde seu nascimento, em 1998, até sua venda para a Rhapsody, bem como sua briga com a indústria da música e a perda de espaço que ele sofreu após outros serviços como iTunes e Spotify serem inseridos no mercado.

size_810_16_9_documentario-napster

9. Roubamos Segredos – A História do WikiLeaks (2013)

Saiba sobre o polêmico trabalho de Julian Assange, o jornalista e ativista australiano que causou a maior brecha de segurança da história dos Estados Unidos.

O documentário de 130 minutos conta desde a atuação de Assange no WikiLeaks até os escândalos sobre sua vida pessoal.

size_810_16_9_wikileaks-segredos

10. TPB: AFK (2013)

Produzido a partir de um financiamento coletivo no Kickstarter, “TPB: AFK The Pirate Bay Away from Keyboard” é um documentário de 85 minutos que conta a história dos três fundadores do famoso site de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay.

size_810_16_9_tbp-afk

 

4 Comentários em “10 documentários que todo profissional de TI deveria ver

Deixe uma resposta