10 aplicativos essenciais para profissionais de TI

Os celulares deixaram de ser apenas um dispositivo para receber e fazer ligações. Hoje se tornaram verdadeiros computadores de mão, uns até mais potente do que alguns computadores domésticos que já presenciei. Com a popularização dos smartphones, surgiram centenas de milhares de aplicativos. E nesse meio, também surgiram aplicativos para quem trabalha com informática. Muitos são úteis para profissionais de TI no trabalho. Esses aplicativos podem ajudar a conectar servidores, analise de redes, auditoria de sites web, analisar ondas de rádio, dentre inúmeras funcionalidades. E o melhor que a maioria são gratuitos. Nos do Arquivo TI preparamos uma lista com 10 aplicativos essenciais para profissionais de TI.

Apps para profissionais de TI

1. Fing – Network Tools

Descubra quais dispositivos estão conectados à sua rede Wi-Fi, em apenas alguns segundos.
Rápido e preciso, Fing é um aplicativo profissional para análise de rede. A interface simples e intuitiva ajuda a avaliar os níveis de segurança, detectar intrusos e resolver problemas de rede. Realmente é uma ferramenta profissional, se fossemos listar todas as suas funções o artigo iria ficar muito extenso.
Fing - Network Tools

 ANDROID iOS

2. ConnectBot

Se você trabalha com servidores baseados em Unix ou outros componentes de rede que suportam conexões/Telnet SSH, você pode usar este aplicativo de código aberto cliente para se conectar remotamente com servidores Unix. Você pode realizar tarefas administrativas, manutenção e resolução de problemas via linha de comando. Tudo isso através do seu dispositivo Android.

ConnectBot

ANDROID

3. TeamViewer

Esse com certeza é uma lenda, veio para ficar sendo o software mais usado para acesso remoto em desktops no mundo. E o melhor, também é disponível para Android, IOS e Windows Phone.  O TeamViewer fornece acesso remoto fácil, rápido e seguro para os sistemas Windows, Mac e Linux. O TeamViewer já está sendo usado em mais de 200.000.000 de computadores em todo o mundo.

Você pode usar esse aplicativo para:

  • Controlar computadores remotamente como se você estivesse sentado na frente deles.
  • Dar suporte aos seus cliente, colegas e amigos
  • Acessar a área de trabalho de seu escritório com todos os documentos e aplicativos instalados
  • Administrar remotamente computadores sem supervisão (ex.: servidores) e muito mais.

teamview1

ANDROID Windows Phone iOS

4. WiFi Analyzer 

O WiFi Analyzer é um app para Android que lista todas as redes Wi-Fi próximas ao usuário, mostrando a qualidade das conexões e mais.Na tela inicial, o aplicativo traz um gráfico com a qualidade de todos os canais ao redor. Quanto mais próxima do topo estiver a linha, melhor a conexão.Deslizando o dedo pela tela, o usuário poderá conferir um medidor individual de sinal, um gráfico de duração atualizado constantemente e uma lista de Pontos de Acesso (PA), mostrando quais são as melhores opções para você se conectar (quanto mais cheia a barra, melhor). Outra boa funcionalidade do app é a identificação de canais da conexão. Com certeza é mais uma excelente alternativa para técnicos de redes.

Capturar

ANDROID Windows Phone

5. WiFi Router Passwords

Wifi Router Passwords é uma aplicação que permite que você descubra login e senha dos principais roteadores do mercado.Você esqueceu a senha para acessar o setup do roteador e agora não consegue acessá-lo? Não se preocupe, esse aplicativo pode ser bastante útil para você.

wifi router

ANDROID

6. Phoenix MySql Client

Se você deseja um app simples para trabalhar com bancos de dados MySQL, você pode usar este aplicativo, Phoenix MySql Client é gratuito e você pode usá-lo para se conectar diretamente com seu banco de dados. Você pode, então, ver as tabelas, exibições e procedimentos armazenados. Você pode executar consultas SQL e executar instruções: selecionar, inserir, etc. Mais um aplicativo que pode ser bastante útil para administradores de banco de dados.

phonix

ANDROID

7. httpmon – HTTP Server Monitor

Este é outro aplicativo de monitoramento, mas projetado especificamente para servidores HTTP. Você pode personalizar a URL de solicitação e verificar com pings simples ou com condições personalizáveis: o código de resposta ou tempo e cabeçalho ou se o conteúdo está usando substrings, wildcards, ou expressões regulares. O legal desse aplicativo é que pode notificar falhas.

http

ANDROID

8. Server monitor

Fornece um widget para o monitoramento de seus servidores com capacidade de atualização manual. Para verificar a acessibilidade do servidor, o aplicativo usa um dos três protocolos: HTTP, TCP ou ECHO. Permite que você use ferramentas de ping padrão para verificação de quaisquer hosts. Permite receber uma lista de entradas IP para o host selecionado (como nslookup). Também permite que você verifique a rota para o host selecionado com o comando traceroute. Obs. Esta operação requer acesso root e poderá não ser acessível para alguns dispositivos. Excelente ferramenta para quem trabalha com redes, se você tiver dúvidas de como fazer root em seu aparelho acesse esse link aqui.

server monitor

ANDROID

9. AndFTP (cliente FTP)

AndFTP é um cliente FTP/SFTP/FTPS para smartphones. Vem com um gerenciador de ficheiros para o dispositivo e para o FTP. Além de enviar e receber ficheiros, pode renomear, eliminar etc. através do menu. Tem também suporte para chaves privadas RSA/DSA. Lembrando que essa versão é grátis, mas não deixa a desejar em nada em comparação a pro.

andftp

ANDROID

10. SharesFinder

SharesFinder

SharesFinder é destinado para redes sem fio locais e recursos compartilhados como (SMB, FTP, HTTP). Você pode explorar os recursos de SMB diretamente pelo SharesFinder, HTTP  com  navegador de sua escolha no Android e recursos de FTP com outra ferramenta de apoio a este protocolo (FtpCafe ou AndFTP). Essa última encontra-se em nossa lista. Faz busca perfeitamente encontrando os dispositivos na rede, inclusive roteadores permitindo assim acesso a ele. Também faz busca cega, lista, baixa e levanta arquivos.

  • Fácil de usar
  • Verificação rápida
  • Mostra informações da rede com um clique
  • Oferece download e upload de arquivos e pastas
  • Personalização do scanner flexível
  •  Testa se o acesso anônimo ao recurso está disponível
  • Determina e mostra os serviços do fornecedor e versão
  • Mostra DNS e NetBIOS;
  •  Informações (MAC) e wlan

SharesFinder

ANDROID

Existem centenas de ferramentas voltadas aos profissionais de TI, infelizmente não teria como colocar todas se não o artigo iria ser enorme e muito trabalhoso para nos. 😀

Mas se você sentiu falta de algum aplicativo nessa lista, conte-nos nos comentários para que possamos atualizar. Ficamos por aqui!

Deixe uma resposta